Nas brincadeiras em uma dinâmica, as pessoas deixam transparecer suas características pessoais e, portanto, é possível saber quem é tímido, descontraído, desatento, falante etc. Também se nota, com facilidade, quem tem dificuldade em trabalhar em equipe, o que é importante para saber como o grupo deve caminhar.
As dinâmicas são feitas para grupos de crisma, mas podem ser adaptadas para a catequese, entre outros. Espero que gostem!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Unção do Espírito Santo

A pedra e o azeite. Saia da sala com os jovens e peça para eles procurarem cada um, uma pedra. Se preferir leve-as e peça para eles escolherem. Peça que examinem bem essas pedras, os detalhes, os furinhos, as saliências, tudo enfim. Depois passe o azeite nas pedras. Leve guardanapo porque suja um pouco. Depois observe como a pedra absorve o azeite. O azeite deixa a pedra com brilho. Os detalhes ficam mais aparentes, mais bonitos. Peça que observem o que o azeite fez com as pedras. Aproveitando isso, trate da unção de Deus em nós, quando a gente se abre ao Espírito. Estudem trechos bíblicos que tratam sobre a importância do óleo. Lembrem do óleo do batismo, o óleo do crisma. Lembrem que nos tempos antigos o guerreiro era ungido com o óleo para a luta. Peçam para os alunos guardarem a pedra. No dia do crisma, a pedra poderá ser ofertada na missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário